Falar de criatividade não é fácil, ela é explorada por diversas áreas do conhecimento e muitas vezes não compreendida em sua totalidade. A criatividade é aliada da criação, do crescimento, do desenvolvimento e da inovação, pois é através de atos criativos e pensamentos fora da caixa que as coisas andam, se movimentam, nascem e evoluem. 

Geralmente, a criatividade é associada a uma característica inata a alguém, e os criativos que deixam suas marcas na história são vistos como únicos, originais, complexos e frutos da evolução humana. Segundo Howard Gardner, um estudioso da psicologia e das inteligências, cada indivíduo possui seu perfil criativo distinto, por isso é tão difícil falar concretamente o que é a criatividade e como ela funciona. 

Portanto, a criatividade de cada um é produzida por meio da interação entre os seus pensamentos e o seu contexto sociocultural, sendo possível se manifestar em qualquer área de conhecimento ou setor da vida, e a variedade dessa interação é o que impulsiona a complexidade da criação criativa de cada um. Aqui na Estrala Estúdio acreditamos que todo mundo tem a capacidade de desenvolver o seu lado criativo, e até mesmo despertar em si mesmo o sentimento criativo a fim de desenvolve-lo.
Afinal, como explorar a nossa criatividade a afim dela ser nossa aliada? Muitas vezes não percebemos as soluções criativas que usamos no dia a dia, as vezes em forma de resolução de algum problema no trabalho, ou no descobrimento de uma teoria nova, ou na análise e síntese de algum produto novo que surgiu em nosso caminho (como uma música, um filme, uma foto!). Apesar de exemplos pequenos, cada passo é importante na hora de florescer o nosso potencial criativo. 

Os seres humanos tendem a criar mais quando sabem que suas ideias, mesmo que breves, serão valorizadas, sem medo de cair no ridículo. Muitas vezes, nós mesmos desdenhamos daquelas ideias que dão medo de serem consideradas bobas, irrisórias, fora dos paradigmas ou subversivas e destruímos o que poderia ser um processo criativo antes mesmo de inicia-lo! Por isso, para a criatividade ser uma aliada no seu dia a dia, deixe o status quo de lado e valorize as suas próprias ideias, explore-as, entende-as, fale com elas e com si mesmo, considere ela importante assim como consideraria a de alguém que você admira. Faça associações, combinações e veja planos, modelos, sentimentos e experiências, toda a sua carga de conhecimento emocional e racional são oportunidades de estimulo de ideias. 

Juntar-se com demais pessoas dispostas a investigar, com comportamento curioso, é essencial nesse processo, pois a mistura de experiências, personalidades, formações, culturas e diálogos é imprescindível para a evolução — de ideias e humana! Ignore o seu medo e lembre-se que não existe formula correta para a sua criatividade prosperar, teste hipóteses e veja os resultados em cada novo trabalho.